Powered By Blogger

terça-feira, 12 de março de 2013

Hyundai é a primeira a produzir carro a hidrogênio em série - Com objetivo de cortar em 80% as emissões de CO2 até 2050

   
     A Hyundai tornou-se a primeira fabricante de veículos a produzir em série um carro elétrico alimentado por gerador eletroquímico a hidrogênio, também conhecido como célula de combustível.
O modelo escolhido para dar início a produção foi o utilitário esportivo ix35 Fuel Cell, que saiu da linha de montagem de uma das fábricas em Ulsan, sede da companhia na Coreia do Sul. A tecnologia vem sendo testada por vários fabricantes no mundo desde os anos 1990, mas devido ao alto custo até agora ninguém tinha arriscado a lançar um modelo no mercado, como fez agora a Hyundai, que vai fornecer os primeiros veículos para frotistas na Europa.
    O coração do sistema é um gerador eletroquímico, um catalizador com membranas de carbono que recebe injeção de hidrogênio e ar comprimido. Dentro do dispositivo, as moléculas são separadas, gerando a energia que vai alimentar a bateria e o motor elétrico de propulsão. O único resíduo dessa reação química é vapor d'água expelido pelo escapamento - a junção das moléculas de hidrogênio e oxigênio do ar forma H2O quente.
    A principal vantagem dos carros com gerador químico a hidrogênio é a autonomia muito superior ao de carros elétricos alimentados por baterias, que rodam atualmente o máximo de 100 a 160 quilômetros antes de precisarem ser recarregados.O ix35 Fuel Cell, segundo a Hyundai, com apenas um tanque abastecido com a capacidade máxima de 5,6 quilos de hidrogênio líquido armazenado sob pressão de 700 bar, pode rodar até 594 quilômetros - autonomia semelhante ao de muitos automóveis com motor a combustão, mas sem gerar emissões de poluentes. O consumo é de apenas 0,95kg de hidrogênio a cada 100km, o equivalente a 27,8km/l. O desempenho também é parecido ao de veículos comuns: o motor elétrico gera 136 cavalos e leva o ix35 a até 160 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos.
    As primeiras 15 unidades serão fornecidas para a frota da cidade de Copenhagen, na Dinamarca, como parte da iniciativa do município de zerar emissões de carbono até 2025.
    A Hyundai avalia que modelos como o ix35 Fuel Cell estejam em linha para ajudar a cumprir o acordo firmado em 2009 pelas oito maiores economias da União Européia, com meta de cortar em 80% as emissões de CO2 até 2050, ou para atender a dura regulamentação da Califórnia, nos Estados Unidos, que planeja diminuir a zero as emissões veiculares no Estado Americano.













Nenhum comentário:

Postar um comentário